AS TRÊS FASES OU CENTROS DO “GRANDE TRIÂNGULO” - FRC
1. “FRATERNITAS ROSÆ CRUCIS”
A “ROSA CRUZ”, em toda a sua sublimidade, não é mais do que a primeira fase do Grande Triângulo e o primeiro passo no treinamento que, gradualmente, conduz à Hierarquia Espiritual. É o grau preliminar das ESCOLAS ANTIGAS ou SECRETAS, nas quais se ensina uma sublime filosofia de vida e de ação, a Lei da Justiça exata, a ação do princípio de Compensação relacionada com todos os campos da atividade humana, a necessidade da Honradez como meio para chegar ao Divino e à Maestria. A “ROSA-CRUZ”, mediante seu ensinamento, guia o homem gradualmente, desde o plano puramente humano, débil, físico à verdade do Espiritual. Instrui o Aspirante no processo da transmutação, na aquisição de fortaleza e de saúde, libertando a mente de todo pensamento de debilidade ou velhice para que possa, por seus próprios esforços, transmutar o que é baixo e grosseiro no mais puro e fino – os metais ordinários em ouro.
Produz o despertar da Alma e a Iluminação, gradualmente, por esse processo.
Desse modo, faz que o homem prove a si mesmo que possui uma Alma e que alcance o CENTRO INTERNO DA ALMA, de seu próprio ser, e encontre dentro de si mesmo o “FOGO SAGRADO” que ali arde e vive perpetuamente.
Pergunta: - “Que é o homem senão um Deus atemorizado”?
Isso é uma verdade, mas também aquilo que constitui esse temor pode ser eliminado definitivamente.
A isso se segue o passo seguinte, que consiste em por-se em contacto com as Hierarquias da Irmandade, processo este no qual o neófito, como resultado de sua própria vontade e esforço, consegue transformar-se em um Rosa Cruz e, desde então, em uma Irmão da Augusta Fraternidade.
Como todo Arcano na Natureza, a Augusta Fraternidade – tríplice em sua organização – está simbolizada pelo triângulo de vértice dirigido para o céu, tal como se levanta a CHAMA SAGRADA ou FOGO INEFÁVEL do Grande Centro Interno do Neófito, para o TRONO CÓSMICO OU CENTRAL.
2. “EULIS IMPERIAL” ou a “FRATERNIDADE DE EULIS”
“Eulis Imperial” constitui a segunda fase do Triangulo. A ninguém é permitido inscrever-se para receber instruções; porém, todos os que se mantêm leais, CRESCERÃO gradualmente até poder fazer-se partícipes desse grau e receber sua INEFÁVEL instrução. Depende, pois, exclusivamente do neófito, de seus próprios esforços e sinceridade, receber ou não, um dia, essas instruções SECRETAS. EULIS é igualmente tríplice em sua constituição: possui mente, alma e corpo. Muitos ficam fora dele. Só um pequeno número tem ganho acesso a seu Santuário Íntimo.
3. O “SACERDÓCIO DE ÆTH” (Irmãos da Luz)
Mais além da “Rosa Cruz”, porém, e de “EULIS IMPERIAL” e da glória refulgente de ambas, labora, velado pelo espaço sem limites, o Sagrado “Sacerdócio de ÆTH”, com sua autoridade centralizada e seu Sacerdócio Espiritual selecionado desde tempos imemoriais, de entre seus mais fiéis Iniciados.
Esta terceira fase do Grande Triângulo tem relação direta com todas as instruções Secretas e métodos de treino das outras duas. Abarca o mais Alto do Oculto, em toda a extensão da palavra, e, em certo sentido, começa sua Obra depois que os esforços da “Rosa Cruz” prepararam o neófito para receber o conhecimento superior e obter a Sabedoria susceptível de ser alcançada pelo homem. O “Sacerdócio de ÆTH”, com sua autoridade hierárquica centralizada e seu CONSELHO SECRETO, guia o neófito aos mais profundos planos do estudo e da prática. Aqui, se desenvolvem internamente aqueles que chegam a ser, depois os Iniciados do EXALTADO GRAU TERCEIRO: IRMÃOS DA LUZ (A Chama), a cujo cuidado estão confiados os Mistérios Maiores das Escolas Antigas.
À medida que esses Aspirantes se fazem dignos, vão passando às suas mãos Manuscritos cujos conteúdos nem sequer podem ser imaginados pelo profano e, se progridem e assim o querem, podem até receber a Ordenação Sacerdotal nos Conselhos dos Sacerdotes Iniciados.
Para entrar, porém, nesse plano de treinamento, o neófito deve deixar de lado a vaidade, a auto-supervalorização, o juízo fanático e todos os demais vícios indicadores de pequenez, e estar disposto a ajudar a todos, sem condenar a ninguém.
QUE É O SACERDÓCIO DE ÆTH?
Esta é uma pergunta muitas vezes formulada pelos buscadores da Verdade não familiarizados com os vários ensinamentos oferecidos pela Fraternidade Rosa Cruz. Os ensinamentos do Sacerdócio de ÆTH compreendem os ensinamentos Rosa Cruz porque estes formam a base ou alicerce para o que é, em verdade, o mais elevado conhecimento Espiritual e Oculto, atingível pelo homem.
Um pouco de raciocínio demonstrará, rapidamente, que não há outro caminho para as culminâncias do Oculto.
Em todas as experiências da vida, deve o homem submeter-se a uma prática preliminar, a fim de poder alcançar a perfeição em qualquer profissão ou atividade.
A criança deve engatinhar antes de aprender a andar.
O menino ou a menina que frequentam a escola devem completar os estudos elementares, cada um por sua vez, a partir do mais rudimentar, antes de lhes ser possível a formatura.
O mesmo sucede com o Ocultismo.
Os ensinamentos Rosa Cruz, que constituem os estudos preliminares, está incorporados nos ensinamentos do Sacerdócio de ÆTH. Assim, o estudante começa por esse estudo preliminar, obtém uma solida base em se familiarizando com as leis Ocultas e Espirituais, torna-se, desse modo, capaz de fazer uso dessas leis e se adianta gradativamente, até que, depois de cursar o Terceiro Grau Glorificado, chega a Sacerdote de ÆTH, com o privilégio da ordenação, se assim o desejar.
Qualquer estudante que atinja as alturas de ÆTH não mais será um simples homem. Ter-se-á, em verdade, tornado um servidor do Altíssimo, um Filho de Deus, um Iniciado e Mestre, alcançando a Imortalidade da Alma, conquanto ainda no corpo humano.
Na ascensão para o cume (simbolizada pela subida a uma montanha), ter-se-á livrado completamente de todas as paixões carnais e de todos os desejos animais, que governam a grande massa da humanidade. Não mais experimentará os sentimentos de ódio, inveja, ciúme, temor e outros membros desprezível da família negativa, que terão sido transmutados em seus correspondentes opostos: - Amor, compaixão, boa vontade, bondade, força e Mestria sobre si mesmo, bem como sobre seu ambiente.
Tendo-se tornado uno com o Pai, estará constantemente em contato com toda Sabedoria e Poder que jamais existiram e terá a faculdade de atrair para si tudo o que é necessário para o bem próprio e de sua família.
Glorioso como é, esse objetivo não está ao alcance dos pusilânimes. Como em tudo o mais, no Ocultismo o sucesso deve ser conquistado, deve ser ganho, deve ser obtido a custa de esforço, e, tal como a subida a u`a montanha material, requer paciência e uma determinação e força de Vontade que não se satisfaz com o que quer que seja inferior ao sucesso integral, na elevação as mais excelsas alturas do Oculto, em todas as suas modalidades.
Todavia, mesmo os que não alcançam as alturas são bem recompensados por todos os esforços dispendidos, porque todo passo para diante, no caminho, toda vitória obtida sobre sua personalidade egoísta, constitui ganho inestimável tanto para o presente quanto para toda a eternidade.