A SIMBOLOGIA DA ROSACRUZ - Biblioteca

Ir para o conteúdo
A SIMBOLOGIA ROSA-CRUZ

 

Durante o regime das Escolas Secretas no Egito o Lótus foi considerado sagrado, sendo símbolo da obtenção da virilidade perfeita, do atingimento da consciência espiritual. Mais tarde, cedeu lugar ao Lírio. Em princípios do século XVII, a Fraternidade Rosa-Cruz adotou a Cruz e a Rosa e destas se fez um símbolo universal do despertar da Alma para a Consciência e do desenvolvimento do Divino no homem. Levi, Iniciado francês, observa: “A Rosa, que desde tempos imemoriais tem sido o símbolo da beleza e da vida, expressou de forma mística toda proposta do Renascimento;  é o espírito de rebeldia contra a opressão da carne; é a Natureza que declara ser, graciosamente, a filha de Deus; é o amor que rechaça ser afogado pelo celibato;  é a vida que não quer continuar sendo estéril; é a humanidade que aspira a uma religião plena de amor e sentimento, fundada na revelação da harmonia da existência cujo símbolo é a Rosa para os Iniciados.  A conquista da Rosa foi o problema oferecido a Iniciação e a Ciência, enquanto a Religião trabalhava pelo triunfo da Cruz. A Rosa Cruz une a Rosa à Cruz indicando a conquista final do Imortal sobre o Mortal e a liberdade mental, econômica e espiritual do homem. Em síntese, significa sua emancipação de toda servidão.

A Cruz é o símbolo real da Arvore da Vida;  nela esta o Mistério da Natureza dual, masculina e feminina, em união harmoniosa; representa o protótipo da perfeição humana e da apoteose do sofrimento.  A união da Rosa e da Cruz é o problema que deve resolver-se com o processo da Iniciação.

O Globo Alado, um dos mais belos símbolos Rosa-Cruzes representa a Alma já perfeita que retorna a sua Fonte depois de sua peregrinação de provas na face da Terra. Como símbolo da Alma Suprema representa o término de sua carreira terrestre como Alma pronta ou Iluminada que volta a sua Fonte Original, ao seio da Justiça e do Amor absolutos.

O Escaravelho é um pequeno animal em cuja espécie não se conhece o elemento feminino. O macho produz o elemento vital, o envolve com estrume  e o abandona para que as forcas dadoras de vida do sol se incumbam e deem origem ao nascimento do gérmen. Por isso, o Escaravelho vem a ser o símbolo exato das forcas divinas ou solares no homem colocado na esfera terrestre, para que possa regenerar-se e obter o novo nascimento mediante as forças da alma.

O símbolo da Serpente é geral e tem vários significados. Estendida no solo é símbolo de luxuria e das forças de degradação; com a cabeça levantada significa o despertar, e ereta, significa a regeneração ou salvação.  Em posição vertical sobre um cão ou uma cruz era muito antes da Era Cristã, símbolo D`Aquele que Cura e D`Aquele que instrui, já que a cura e sabedoria são sinônimos.  Foi a Serpente Vertical que deu a Moisés a direção em que ele deveria levar seu povo.

A Fênix, esta ave mítica que não nasceu como as demais criaturas e que se regenera de suas próprias cinzas é um dos mais importantes símbolos dos antigos Alquimistas;  seu nascimento representa “a obra” do Iniciado, que é a de transformar a substância grosseira e baixa no homem em ouro puro ou substância espiritual – o mortal no Imortal.  É a representação mais apropriada do Fogo Sagrado, capaz de transmutar todo o mau em essência espiritual.  Foi utilizado por De Molay, dos Templários, como selo com a legenda “Ardet ut Vivat”  - Queimar para Viver, um arcano Rosa Cruz.

O Pelicano é um símbolo que se encontra em todas as instituições que possuem a Chave dos Divinos Mistérios. É o emblema de quem voluntariamente se sacrifica para salvar.  É um símbolo do amor incondicional, abarcante, do amor que serve livremente em benefício dos outros.  Esta ave Gnóstica-pré-cristã, evoca as palavras do Grande Instrutor Cristão quando diz:

“Ninguém ama mais do que aquele que dá sua vida para salvar a do outro”.
FRC
Fraternitas Rosicruciana Antiqua
Aula Lucis Central - RJ
Voltar para o conteúdo